Tudo sobre o remédio caseiro para eliminar o catarro

Catarro: A variação climática muitas vezes afeta nosso organismo nos deixando resfriados. A gripe vem acompanhada de uma sensação de garganta e nariz trancados, nos impedindo de respirar normalmente.

Tudo sobre o remédio caseiro para eliminar o catarro. (As imagens exibidas na Flash Brazil são fornecidas e pertencem a terceiros)

Um dos piores pontos da gripe é o catarro. Ele está presente nas narinas e garganta e provoca um enorme incômodo para quem está enfermo. Buscamos diversas maneiras de expectorá-lo.

Catarro

O catarro é uma secreção produzida pelo corpo para impedir a entrada de vírus e bactérias no organismo. Em geral é formado por água, sais minerais e resto de células.

Você pode optar por remédios caseiros para eliminar o catarro. Ou pode também procurar um médico ou farmácia, para que indique o remédio certo para curar a enfermidade.

Na medicina natural encontramos diversos elementos do dia a dia que podem ser poderosos aliados na expectoração. Neste artigo você encontrará formas de eliminar este problema.

Cebola

Um dos melhores ingredientes para remédio de expectoração é a cebola. Suas propriedades são capazes de expulsar e expelir o muco e catarro que se acumula até mesmo nos pulmões.

Para produzir a receita você precisará de seis cebolas, duas colheres de mel e água. Primeiro pique as cebolas e coloca-as em uma panela com mel e água. Deixe no fogo baixo por uma hora e meia. Depois coe o líquido e seu remédio caseiro estará pronto.

Alho

Além de ser usada pura, a cebola pode ser associada a outros ingredientes para potencializar seu efeito. Um exemplo é o alho. A combinação une a ação expectorante com o poder antisséptico, fortalecendo o sistema imunológico, reduzindo a inflamação do pulmão e evitando a produção de mais catarro.

Se deseja optar por esta combinação você precisará de três cebolas médias raladas, três dentes de alho amassados, suco de três limões, uma pitada de sal e duas colheres de mel.

Coloque em uma panela as cebolas, os alhos, o suco dos limões e o sal. Aqueça os ingredientes em fogo baixo e finalize acrescentando o mel. Depois coe o líquido e ingira três colheres do remédio quatro vezes por dia.

Alcaçuz

Além da cebola e do alho, o alcaçuz também é um eficaz expectorante. O chá produzido a partir da planta deve ser tomado três vezes ao dia. Rapidamente você notará melhora nas vias respiratórias.

Eucalipto

Você pode associá-la ao eucalipto, responsável por ajudar a diluir o muco e descongestionar o nariz e a garganta ao ser inalado. Então, para preparar o chá, coloque algumas folhas de eucalipto em uma panela com água e leve ao forno até levantar fervura.

Em seguida, coloque esta panela na sua frente e inale o vapor. Não esqueça de ao realizar o processo colocar uma toalha em cima da cabeça. Você pode ainda substituir as folhas da planta por um óleo essencial.

Malva e guaco

Outras ervas que são poderosas aliadas na expectoração são a malva e guaco. O xarope preparado desta combinação tem efeito calmante sobre os brônquios, reduzindo a produção de catarro e amenizando a falta de ar.

Por causa do guaco, as secreções tornam-se mais líquidas, facilitando sua eliminação. Para prepara-lo você precisará de uma colher de sopa de folhas de malva, uma colher de sopa de folhas frescas de guaco, uma xícara de água e uma colher de chá de mel.

Coloque as folhas de malva e de guaco na água e espere ferver. Assim que iniciar o processo desligue o fogo e tampe por dez minutos, para que a infusão aconteça. Depois deste período adicione o mel.

Tome o xarope sempre trinta minutos antes das refeições. Vale lembrar que seu uso deve ser feito a partir de um ano de idade, logo, crianças menores não podem consumi-lo.

Cana-de-Macaco

A cana-de-macaco também é uma das plantas repletas de propriedades expectorantes. Seu diferencial conta com propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, promovendo também o bem-estar.

O tratamento caseiro é feito com dez gramas de folhas de cana-de-macaco e 500 ml de água. Ferva a mistura dos ingredientes por dez minutos. Assim que esfriar, coe e beba pelo menos três xícaras por dia.

Gengibre e açafrão

Para quem prefere xaropes, outra sugestão é a união de mel, gengibre e açafrão. Os elementos possuem propriedades expectorantes e formam um poderoso medicamento caseiro.

Separe duas colheres de sopa de açafrão, uma colher de sopa de gengibre em pó e um copo de mel. Em um recipiente de vidro, adicione os ingredientes, misture-os até que todos estejam bem incorporados.

Adultos podem ter uma dosagem diária de até quatro colheres de sopa por dia. Já as crianças, a partir dos três anos, devem ingerir até três colheres de café por dia, em períodos intercalados de pelo menos seis horas.

Aipo

O aipo também está presente em nossa lista. Com um punhado de folhas da planta, 200 ml de água e dez gostas de própolis você produzirá um chá expectorante.

Em uma panela coloque a água para ferver. Quando começar a borbulhar, desligue o fogo e despeje as folhas de aipo. Deixe a mistura descansar por cinco minutos.

Mantenha a panela fechada para auxiliar o processo de infusão. Depois de cinco minutos, peneire sua mistura. Antes de beber acrescente o própolis.

A recomendação diária de uso é de até quatro xícaras, dependendo da situação que você se encontra.

Abacateiro

Para aumentar a imunidade e livrar-se da gripe você pode ainda apostar em um chá de folhas de abacateiro. Com 200 ml de água filtrada, uma porção pequena de folhas de abacateiro e mel é possível fabricar um excelente remédio.

Ferva os 200 ml de água filtrada até atingir o ponto de ebulição. Neste momento, desligue o fogo e acrescente as folhas de abacateiro. Deixe em uma panela fechada por cinco minutos ou até a infusão acontecer.

Antes de ingerir, retire o punhado de folhas e peneire o chá. Acrescente o mel para dar sabor. Consuma o remédio até quatro vezes durante o dia.

Médico

Caso o uso regular dos chás ou xaropes naturais não está resolvendo seu caso procure imediatamente um médico e livre-se de uma vez por todas desse incômodo.

Receita

INGREDIENTES:

  • 1 litro de água
  • 3 colheres (sopa) de folhas frescas de Hortelã
  • 1 colher (sopa) de folhas e flores secas de malva

MODO DE PREPARO

  • Ferva a água e desligue o fogo.
  • Acrescente as folhas de Hortelã e a malva.
  • Tampe e deixe abafado por 3 minutos.
  • Espere amornar, coe e tome 1 xícara (chá) a cada 8 horas, levemente quente.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.