Senso Comum: Conceito e Definição – Significados

“Senso comum”. Um termo bastante utilizado pelas pessoas em seu cotidiano, especialmente em análises feitas de pessoa para pessoa. Mas será que todos nós sabemos o que realmente quer dizer “senso comum”? É preciso saber o significado para utilizar este termo.

Significado de Senso Comum - Significados (Foto: Divulgação/Google)

O senso comum é algo para ser aprendido e ensinado desde muito cedo. Criança mesmo. O senso comum que adquirimos é um apanhado geral de nossos costumes, normas de vida, éticas, hábitos, tradições e tudo mais que precisamos para viver a cada minuto de todos os dias.

Cada sociedade, cada povo, cada tribo, possui o seu senso comum que, claro, possui semelhanças entre os povos, mas também características únicas que vão sendo adquiridas ao longo dos anos com os costumes de nossos antepassados nos concedido de geração para geração e que é avaliado conforme o efeito que produz nas pessoas.

Sendo algo criado no cotidiano, claro, usamos do senso comum no dia a dia, mais vezes do que pensamos, até porque não nos preocupamos em observar sempre se estamos fazendo análises ancoradas no senso comum ou não, mas o fato é que temos o senso comum conosco 24 horas por dia.

É importante também insistir no fato de que não há nada de científico, e nem precisa, de embasamento científico para a criação do senso comum, mas apenas a vida em sociedade.

Exemplos de Senso Comum

Senso comum e seus exemplos são excepcionalmente amplos, pois eles integram o nosso dia a dia. O senso comum ocorre quando nos deparamos com uma situação cotidiana e respondemos a ela com o que a maioria pensa como resposta, ou seja, senso comum. Vamos ver alguns exemplos:

  • Dor de estômago imediatamente respondida com chá de boldo, que é senso comum ser bom para este tipo de dor;
  • Que o chá de camomila tem poder calmante;
    Gato preto dá azar;
  • Cortar os cabelos na lua crescente faz com que os cabelos cresçam mais rápido diferentemente de outras fases da lua;
  • Determinadas pessoas, partido, canal de TV, clube de futebol, são sempre ajudados, ganham vantagens e outros similares, ignorando as outras pessoas ou grupos.

Estes são alguns exemplos de senso comum e, se ao ler você pensou em coisas que te deixam irritado, é porque o uso do senso comum em todas as situações fez deste termo, em alguns casos, sinônimo de “limitação intelectual”, mas isso é errado.

Todos usamos o senso comum todos os dias das nossas vidas, em algumas análises mais básicas do que você possa imaginar.

Por exemplo, quando você faz algo que “só brasileiro faz”, independentemente de sua condição financeira e nível educacional, você tomou uma atitude baseado no senso comum. Ou seja, aceite o fato de que o senso comum é algo inevitável e positivo, pois todo povo possui costumes que são positivos para o dia a dia.

O que não podemos fazer é aplicar o senso comum em todas as situações, pois alguns momentos da vida, dependem de análises mais complexas e apuradas, diferentemente do que o senso comum (normalmente) oferece.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!