Simulador Financeiro Caixa

É possível descobrir como fazer simulação das prestações para financiar sua casa ou apartamento nos sites de vários bancos que oferecem o financiamento de imóveis, assim como em algumas financeiras que também proporcionam este serviço aos seus clientes.

Como simular a prestação para financiar casa ou apartamento? (Foto: Divulgação/Google)

Se existe um investimento que todos pensam 1 milhão de vezes antes de fazê-lo é o financiamento para casa ou apartamento. Pensamos imediatamente no período de tempo do financiamento, normalmente na casa das três décadas, na entrada e também nas prestações, valores em preço fixo ou nas possibilidades de amortização das parcelas.

Para descobrir como serão as parcelas durante todo o período do financiamento, os financiados podem realizar simulações sobre as prestações no site da Caixa Econômica Federal, por exemplo.

Simulador da Caixa Econômica Federal

Vamos começar com o principal banco no quesito crédito imobiliário, a Caixa Econômica Federal.
A Caixa disponibiliza no seu site um simulador de financiamento para casa ou apartamento, na qual você poderá saber tudo que precisa saber sobre as parcelas durante todo o período do financiamento, colocando os dados do seu perfil na ferramenta ou os dados de imóvel e calcular o valor da primeira e demais prestações, já que elas são decrescentes.

Para fazer isso você deve:

  • Acesse o site www.caixa.gov.br e na aba Habitação, clique em Simulador
  • Preencher com seus dados ou do imóvel, com a cidade, valor do imóvel, sua renda e demais campos solicitados
  • Em seguida, informe o relacionamento que deseja ter com a Caixa, mantendo sempre em mente de que, quanto maior o relacionamento, melhores serão as condições, especialmente na relação benefício dos juros, com essas taxas mais baixas
  • Por fim, depois do preenchimento dos dados, o simulador realizará o cálculo dos valores das prestações, exibindo tanto o valor inicial quanto da última parcela da prestação. Para ver todas prestações do financiamento, basta clicar no item indicado em tela para mostrar a tabela completa com todas as prestações com valor amortizado.

 Sistema de Amortização Constante

O Sistema de Amortização Constante (SAC), é o mecanismo de financiamento mais utilizado pelos bancos e financeiras, inclusive pela Caixa no tipo de simulação que mostramos acima.

Nesse tipo de sistema, o valor das prestações é amortizado todos os meses conforme o pagamento é realizado no prazo estabelecido, gerando confiança, e o tempo do financiamento vai diminuindo, culminando em parcelas mais baixas no final do financiamento, pois os juros pagos nas parcelas iniciais são maiores e vão diminuindo ao longo do tempo, ou seja, há um valor fixo que é agregado pelos juros do financiamento e sua longevidade, que diminuem pouco a pouco até a última prestação.

Dessa forma, o valor das prestações, inclusos aqui a amortização do saldo devedor, os juros e outros encargos, tornam-se decrescentes.

Renda para o financiamento

Um dos aspectos importantes na simulação das prestações são as regras do financiamento imobiliário, como o fato de que prestação mensal ou o comprometimento mensal não poderá ser superior a 30% da sua renda, isto inclusive irá limitar o valor do imóvel que você pretende financiar.

Ou seja, nos dados que você colocar na simulação, será levado em conta sua renda e o limite estabelecido pela lei habitacional e exceções em lei como é o caso do Minha Casa Minha Vida, que é um programa subsidiado e com taxas de juros mais baixas.

5 Requisitos Minha Casa Minha Vida

 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!