Mente Próspera: Alcance a Realização Profissional e Pessoal

Descubra a importância da sua mente e de seus pensamentos no alcance das realizações pessoais e profissionais.

Mente Próspera: Alcance a realização profissional e pessoal (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Estar em dia com a sua saúde é fundamental para conseguir lidar com os desafios da vida. Tão importante quanto a saúde física, é a sua saúde mental. Com um saúde mental de qualidade fica mais fácil alcançar todas as realizações desejadas, seja no âmbito profissional ou pessoal.

Todos nós temos alguns objetivos para nossas vidas, temos metas e desejos. Para alcançá-los será preciso determinação, foco e, em alguns casos, privação de alguns prazeres.

Por isso, para alcançar os objetivos é preciso ter uma mente próspera e focar no que realmente é importante para você, tendo em mente que todas as escolhas geram consequências e que precisamos lidar com essas consequências.

A nossa mente é responsável por boa parte do que fazemos, principalmente nos momentos de vitória e também nas nossas derrotas, podendo contribuir para os dois casos.

Por esse motivo, antes de alcançar as realizações desejadas, é preciso focar, perceber e modificar a nossa mente (e os pensamentos).

A influencia da mente nas tomadas de decisões

Os nossos pensamentos podem nos ajudar ou atrapalhar as nossas tomadas de decisão e isso depende muito no que estamos focando nesse momento.

Por exemplo, se você precisa tomar uma decisão muito importante na sua vida, mas fica pensando apenas nas consequências negativas que poderá ter, isso irá gerar medo e a probabilidade de você realizar uma mudança irá diminuir muito.

Por outro lado, se você pensar nas consequências negativas, apenas levando-as em consideração e fazendo ponderações, tendo seu foco nos aspectos positivos que a mudança poderá trazer, isso irá aumentar muito na possibilidade de a mudança acontecer.

Ou seja, o seu pensamento pode ser o diferencial para que a mudança realmente ocorra em sua vida para que você consiga escolher o melhor caminho no momento da tomada de decisão.

As crenças limitantes

A nossa mente também nos prega algumas peças e ela pode ser uma mola propulsora para a mudança ou pode ser a âncora que nos segura sempre no mesmo lugar, impossibilitado que as realizações aconteçam em nossas vidas.

Por isso, é muito importante conhecer um pouco sobre as nossas crenças, pois algumas delas podem nos limitar muito.

As crenças das quais me refiro, não são as do sentido religioso. Me refiro às crenças sobre nós mesmo, sobre aquilo que acreditamos que somos capazes ou não.

Por exemplo, algumas pessoas acreditam que não possuem potencialidades e que tudo que elas fazem não irá funcionar. Essa é uma crença comum que pode limitar muito a pessoa.

Mente Próspera: Alcance a realização profissional e pessoal (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Dessa forma, é muito provável que essa pessoa até tome uma decisão positiva para alcançar realizações na vida, porém, ao longo do processo, essa crença poderá fazer com que ela sabote o próprio sucesso.

Ou em outro caso, se essa mesma pessoa fracassar, ela irá apenas pensar “eu sabia que isso iria acontecer” e desistir, no lugar de tentar prosperar, pois os fracassos também ocorrem antes das realizações.

Por esse, motivo é muito importante aprender a identificar as próprias crenças limitantes e perceber o quanto elas podem estar influenciando a sua vida e sendo uma âncora do seu progresso.

Os empecilhos para a mudança

As crenças limitantes são apenas um dos empecilhos para a mudança e para o alcance das realizações.

Além das crenças, existem outros empecilhos como a autossabotagem, que é quando a pessoa acaba sabotando os seu progresso, às vezes de forma inconsciente, principalmente quando ela está em um momento de mudança.

Outro empecilho comum são as pessoas ao nosso redor. Muitas delas acabam nos desestimulando e falando que nossos planos não vão funcionar. Isso pode fazer com que desistamos de nossos objetivos (podendo até mesmo criar novas crenças limitantes).

Em relação aos empecilhos, é preciso destacar também o medo. Afinal, em toda mudança o medo estará presente, mas cada um tem o poder de enfrentar esse medo e buscar novas realizações ou deixar-se dominar por ele e nunca mudar.

É importante perceber quais são os empecilhos que estão te segurando e evitando que você possa modificar e encontrar as suas realizações almejadas.

Como usar seus pensamentos a favor

Mente Próspera: Alcance a realização profissional e pessoal (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

A sua mente e os seus pensamentos podem ser o diferencial para que as realizações profissionais e pessoais aconteçam. Afinal, elas dependem apenas de você.

Por isso é muito importante utilizar essas ferramentas ao seu favor.

Uma das principais formas é identificar os seus pensamentos é refletindo sobre eles. Em alguns casos e torna necessário duvidar de alguns pensamentos.

Por exemplo, o medo de não dar certo surge de pensamentos negativos, como quando a pessoa fica imaginando o próprio fracasso. Por isso, tenha em mente que esses pensamentos não são verdades concretas, eles fazem parte da imaginação, são apenas suposições, afinal, as coisas podem também dar certo.

Nesse sentido, é interessante duvidar e modificar os pensamentos de que “não vai dar certo” e começar a imaginar uma cenário em que você está conseguindo realizar os seus desejos e prosperar.

O objetivo disso está na mudança de comportamento, pois, a partir do momento que você começa a acreditar em algo e modifica o seu pensamento, o seu comportamento também muda e você irá agir para que isso aconteça.

Mente Próspera: Alcance a realização profissional e pessoal (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Isso ocorra tanto nos pensamentos negativos (e aí a pessoa age para que algo dê errado), ou para quando você foca os pensamentos nas realizações (possibilitando que elas aconteçam).

Ou seja, os seus pensamentos podem ser seus aliados ou seu inimigos e isso depende apenas de você.

Quanto maior autoconhecimento você tiver, mais fácil será para encontrar o desenvolvimento necessário para possibilitar as mudanças e realmente alcançar as suas realizações.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.