Tesouro Direto: Índice mais rentável em pouco tempo

Investimento pouco conhecido dos brasileiros o Tesouro Direto é a opção mais segura de investimento para você fugir da poupança e ter um rendimento melhor.

 

Tesouro Direto (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Qualquer pessoa pode emprestar a partir de 30 reais (isso mesmo!) ao governo e ser remunerado por isso, para tanto basta procurar um banco ou corretora para intermediar essa negociação e escolher o título público que melhor se encaixa no seu objetivo.

Mas o que afinal é um título de Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é um programa de negociação de títulos públicos a pessoas físicas através da internet. Para o pequeno investidor, o Tesouro Direto é entendido como uma opção de investimento de baixo custo e segura, uma vez que os títulos públicos são considerados os ativos com o mais baixo risco em uma economia. É um bom investimento, pois mesmo com as contas públicas apertadas, as chances de o governo quebrar, e dar calote no investidor, são muito pequenas.

O Tesouro tem serventia tanto para juntar recursos por um longo período quanto para a aposentadoria: ele funciona como para ter uma reserva financeira para usar quando necessário.

É possível comprar um ou mais títulos públicos inteiros, que atualmente custam a partir de 486,21 reais (Tesouro prefixado, com vencimento em 2023), ou uma fração de um título no valor que desejar, a partir de 30 reais.

No site do Tesouro Direto, você encontrará os títulos públicos à venda e um simulador para estimar a rentabilidade de cada um. Nesse mesmo site, existe a ferramenta “Orientador Financeiro”, que indica o título mais indicado para suas necessidades, com base em um questionário rápido de responder.

Como funciona o Tesouro Direto?

Estrutura

Tesouro Direto (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Cada título tem uma data de vencimento, que atualmente varia entre 2019 e 2050. Porém, você pode recomprá-lo, para manter seu dinheiro aplicado, ou vendê-lo a qualquer momento, antes do prazo, para resgatar seu dinheiro com rentabilidade. Vejamos algumas opções que possam se encaixar com as suas condições:

Indexado à Selic: É um título pós-fixado, ou seja, você pode estimar sua rentabilidade, mas só terá certeza de quanto dinheiro exatamente renderá na data de vencimento ou quando resgatar. Isso se dá, pois ele rende uma taxa predefinida no momento da compra do título mais a variação da Selic, a taxa básica de juros.

Indexado ao IPCA: Os títulos indexados ao IPCA também são pós-fixados, porém rendem uma taxa predefinida no momento da compra do título mais a variação da inflação, medida oficialmente pelo IPCA. A grande vantagem desse título é que ele protege o seu dinheiro da inflação, o aumento generalizado dos preços, no período.

 Indexado ao IPCA com juros semestrais: É um título pós-fixado indexado à inflação, também recomendado para aqueles que têm objetivos de longo prazo, como a aposentadoria. Seu diferencial é que o rendimento é pago ao investidor a cada seis meses, e não somente na data de vencimento. Tem assim uma função de renda, tal qual uma aposentadoria.

Prefixado: Ao contrário dos títulos anteriores, você sabe precisamente a rentabilidade que irá receber ao comprar um título prefixado. Isso se deve pelo fato de que ele rende somente a taxa prefixada e não é indexado à Selic ou à inflação. Isso torna o título prefixado mais arriscado do que os pós-fixados, pois é preciso descontar a inflação no período para obter seu rendimento real.

Tesouro Direto (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

Prefixado com juros semestrais: É um título prefixado com as mesmas características citadas acima, porém o seu rendimento é pago ao investidor a cada seis meses, e não somente na data de vencimento. Normalmente, ele é indicado para quem necessita que o investimento pague uma renda, tal qual na aposentadoria. No entanto, nesse momento da economia, só vale investir nesse título se você apostar que a taxa prefixada ficará acima da Selic, o que é pouco provável que aconteça.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.