Tudo sobre Abacate – Benefícios e Sintomas

Quem sofre de gastrite tem que seguir uma dieta bem rigorosa, certo? O tempo para adaptação pode ser um pouco longo e você pode se sentir desconfortável no início.

Tudo sobre Abacate - Benefícios e Sintomas (As imagens exibidas na Flash Brazil são fornecidas e pertecem a terceiros)

Abacate: Quem sofre de gastrite tem que seguir uma dieta bem rigorosa, certo? O tempo para adaptação pode ser um pouco longo e você pode se sentir desconfortável no início.

Hoje vamos falar um pouco sobre essa fruta, a doença e o que você precisa saber sobre a acidez dos alimentos.

A gastrite pode originar por conta de vírus, fungos, parasitas, refluxo da bile, estresse, consumo de alimentos picantes, esteroides ou abuso de bebidas alcoólicas. Outro fator que pode gerar uma gastrite é a infecção por meio da bactéria Helicobater Pylori.

Para que você entenda o que ocorre com o corpo, quando uma pessoa sofre de gastrite: a mucosa que protege a parede estomacal fica enfraquecida e os sucos digestivos produzidos pelo órgão prejudicam a parede do estômago. Complicado, não é?

Existem duas versões de gastrite a aguda e a crônica. A primeira dura um período curto, já a segunda pode durar por meses ou anos!

Os principais sintomas do Abacate são:

  1. Vômito
  2. Náusea
  3. Indigestão
  4. Vômito com sangue (ou parecendo borra de café)
  5. Fezes escuras
  6. Sensação de estar empanturrado na parte superior do abdômen

Caso você tenha alguns dos sintomas, é interessante que procure um médico. Mas vale lhe dizer que nem todos os sintomas são perceptíveis em todos os casos. Traga para a sua rotina o hábito de se alimentar bem, fazer exames com regularidade e ter um médico de confiança te acompanhando.

Dessa forma, caso você tenha a doença, poderá tratar da forma mais rápida possível.

O Abacate faz mal para gastrite?

Provavelmente você possa estar com essa dúvida, e eu vou te dar uma boa notícia: ele beneficia o quadro da doença.

Como isso é possível? Junto com alimentos como óleo de coco e azeite de oliva, o abacate está na lista de itens que são fontes de gorduras saudáveis, ou seja, eficientes para a digestão.

E se você já conversou com seu nutricionista, sabe que uma dieta que possui uma grande quantidade de frutas, vegetais, proteínas e gorduras saudáveis pode ajudar quem sofre de gastrite.

Esse tipo de rotina alimentar pode ajudar a pessoa que possui a doença, evitando o ganho de peso e fortalecendo o corpo, já que esses alimentos irão prevenir que perca vitaminas, antioxidantes e minerais.

Além de ser fonte de gorduras saudáveis, o abacate é considerado fonte de potássio. Vitamina B5, vitamina B6, vitamina C, vitamina K e vitamina E! Além disso, pode conter pequenas taxas de cobre, ferro, magnésio, maganês, zinco, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3. Também é rica em luteína e zeaxantina.

Qual o pH do Abacate?

Se você ainda tem dúvidas, posso te dizer que um dos fatores que rompe a ideia de que o abacate faz mal para a gastrite é que o pH do alimento é de aproximadamente 6,425. O que não é muito ácido.

Essa taxa garante que o abacate está próximo de ser considerado neutro, através da categoria na faixa do pH.

Para que você entenda melhor sobre o pH, ele é a escala que pode determinar a acidez de um alimento, as categorias vão de zero a 14. O número zero significa que está muito ácido, já 14 é alcalino. O pH da água, por exemplo, é neutro e é 7. Que interessante, não é?

Alimentos que possuem um pH muito alto quando consumidos em grande quantidade, podem provocar o desenvolvimento da gastrite. Quando nível de acidez aumenta, o estômago começa a ser agredido.

Há uma recomendação de que primeiro deve-se ingerir uma pequena porção do abacate. Para ver como o estômago irá reagir. Depois da experiência você pode ingerir quantidades maiores.

Se está sentindo algum sintoma que possa ser associado à gastrite, não exite em procurar ajuda médica.

Quem tem gastrite pode consumir o Abacate?

Se você está com a doença e fica na dúvida se pode ingerir abacate ou o suco feito dele. Posso te confirmar que está liberado!

Dos ítens que podem provocar, ou piorar, uma gastrite é o consumo de bebidas alcoólicas. Refrigerantes, bebidas muito quentes ou geladas, de forma excessiva. Se você consome muitos alimentos que possuem um pH muito ácido, isso só piora a situação.

Eu entendo, há muitos alimentos que são super gostosos, porém nada saudáveis! Busque balancear sua alimentação e deixar seu corpo cheio de vitaminas, nutrientes e minerais.

Um pouco de atenção!

Por mais que você esteja feliz em saber que poderá continuando a comer o abacate, saiba que consumí-lo não estará solucionando o problema.

Antes de tudo, sente-se com seu médico e tire todas as suas dúvidas. Ao sair do consultório, passe a seguir todas as orientações dadas por ele.

Com o foco, você poderá ter uma melhora no quadro da doença.

Saiba que sua alimentação irá mudar, você irá comer alimentos mais saudáveis e seu corpo irá progredir!

Não siga a dieta baseada em um amigo que também sofre de gastrite, não se baseie em qualquer coisa que lê na web. O acompanhamento médico é fundamental para que você tenha um bom quadro clínico.

Uma boa dica é separar um caderninho e fazer um cronograma de alimentação, a cada dia você vai anotando o que comeu e vai perceber o quão saudável está ficando a sua rotina. Também pesquise sobre o pH dos alimentos que você quer consumir, apresente ao seu médico e siga a orientação dele.

Vídeo sobre o abacate:

Espero que você tenha gostado do texto de hoje! Até a próxima.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: todos os direitos reservados!!