Verdades sobre Link Building: 8 fatores que estão te afastando do Topo do Google

Conheça algumas verdades sobre o link building e saiba como melhorar a sua estratégia.

Verdades sobre Link Building: 8 fatores que estão te afastando do Topo do Google (Foto: Divulgação/Google/Imagens)

De maneira geral, o Link Building pode ser visto como uma estratégia para adquirir links de outros sites, para aumentar o crescimento do seu blog, o tornar mais relevante e, principalmente, demonstrando que ele possui bons conteúdos.

Pois, com essa técnica, o outro site acaba afirmando que o seu site é realmente relevante.

Ou seja, quanto mais citado você for, com um link seu, dentro de outro site, melhor será para o seu desenvolvimento. Por isso, passa a ser fundamental conhecer algumas verdades sobre esse método, para melhorar o seu ranqueamento no google e ter cada vez mais tráfego.

Portanto, conheça as verdades sobre o link building e veja o que você deve fazer para se destacar de outros sites, utilizando essas técnicas de maneira adequada.

Evite os sites com Domain Authority abaixo de 10

A autoridade do domínio ou Domain Authority (DA), é uma métrica criada pela empresa americana MOZ, que simula o algoritmo do Google. Seu número vai de 0 a 100 e você pode checá-lo através do Open Site Explorer.

Por isso, a dica é fazer links externos com sites que tenham um bom DA, pois assim você aumenta a confiança no seu site. Portanto, o link building é importante, mas, precisa ser com sites confiáveis. A regra é: dê preferência para sites com DA acima de 80 e evitar aqueles abaixo de 10.

Tenha cuidado com links de diretórios

Os sites que são chamados de “diretórios”, são aqueles que listam outros sites de acordo com categorias, se tornando uma espécie de depósito de links para os mais diferentes assuntos.

Muitos afirmam que é preciso evitar todo o tipo de links de diretórios, mas, em relação ao Link Building, isso nem sempre é verdade. Afinal, existem diretórios que são excelentes fontes de pesquisa para listas.

A dica é fazer um levantamento de sites respeitados e criteriosos, fazendo com que você possa ter um melhor tráfego.

Faça links externos de ótimas páginas

É preciso ser muito cuidado com o Link Building e, com isso, passa a ser necessário criar links externos, citando outros sites de maneira muito criteriosa.

Portanto, somente faça esse tipo de estratégia com bons links, que tenham relação com o tema proposto e que vá trazer algo de bom para o leitor. Assim você não precisa se preocupar com os links externos.

Evite um padrão de links de baixa qualidade

O Google acaba punindo sites que possuem estratégias maliciosas de Link Building. Por isso, principalmente quando envolve a compra de links, redes privadas e assim por diante. Com isso, um padrão de links de baixa qualidade ou com um perfil “spammer”, podem ser punidos pelo algoritmo do google.

Portanto é fundamental focar em links que sejam realmente bons, evitando um número excessivo de links, pois isso pode ser categorizado como spam.

Evite as regras rígidas de link building

Existem algumas regras rígidas de link building, que afirmam que devem ser seguidas uma série de distribuição numérica para se ter sucesso, como por exemplo:

  • Texto âncora com nome da sua marca = 22%
  • Com referência a sua marca = 31%
  • Com a palavra-chave exata = 16%
  • Aleatório = 31%

Porém, não há provas que elas realmente funcionem. Por isso, no local de se preocupar com essas regras rígidas, passa a ser fundamental, realizar boas práticas de link building, conhecidas como White Hat. Que vão facilitar o seu sucesso e evitar que você seja punido.

Nunca recuse links externos de bons sites

Algumas pessoas afirmam que receber mais de um link de um mesmo site é inútil. Afinal, somente um deles irá contar para o link building. Porém, isso é um erro. Afinal, se o site for conceituado, todo link será um diferencial.

Mesmo que não sirva para melhorar o seu posicionamento, quanto mais links você receber, melhor será o seu tráfego e mais pessoas vão conhecer o seu site. Portanto, quanto mais links externos de grandes sites, melhor será para você.

Não há problemas em pedir para ser citado

Existe um mito dentro do mundo do link building que afirma que você jamais deve pedir para alguém fazer um link externo com um conteúdo seu, pois isso pode fazer com que você seja punido.

Porém, não há problemas nenhum em afirmar que você possui conteúdos que possam ser interessantes para os outros. Na verdade, a troca de links, em que um site recomenda o outro, é extremamente comum.

Portanto, se você quer ser visto, é preciso entrar em contato com as pessoas, fazer amizades e trocar favores. Afinal, poucas pessoas vão te recomendar somente pelo seu bom conteúdo (infelizmente). Evite acreditar em mitos e foque no que realmente poderá te auxiliar para crescer cada vez mais.

Os links fora do seu nicho de mercado também podem ajudar

Nas regras do link building, muitos afirmam que devemos apenas ter links externos relacionados com sites do mesmo nicho. Assim, ocorre uma troca de usuários interessados no seu conteúdo. Por isso, esse deve ser o seu foco.

Porém, não há problema em receber links externos de sites com nicho diferente, principalmente por um assunto específico que possa interessar o leitor.

Portanto, o foco deve ser no seu nicho, mas links fora dele também podem contribuir para o crescimento do seu site.

Com essas verdades sobre o link building, que contrariam algumas regras, você pode contribuir para que o seu site se desenvolva e fique cada vez mais conhecido. Mas não se esqueça, utilize apenas métodos legais e evite a punição. Em longo prazo isso será um grande diferencial.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.