Vitaminas e Minerais que impulsionam o seu Metabolismo

Estamos sempre buscando a melhor forma de ter saúde e aumentar nosso rendimento nas atividades físicas, porém devemos levar em consideração as formas de alcançar isso. Então nada melhor do que usar os alimentos a nosso favor.

Vitaminas e Minerais que impulsionam o seu Metabolismo. (As imagens exibidas na Flash Brazil são fornecidas e pertencem a terceiros)

Quando se tem um metabolismo rápido o corpo queima mais calorias impedido que a pessoa engorde, já para quem tem um metabolismo devagar a opção e apostar nas vitaminas e minerais para tentar melhorar.

Por isso irei mostras algumas vitaminas e minerais que são um ótimo acelerador do metabolismo.

Vitaminas do complexo B

Elas não são produzidas pelo nosso corpo, então temos que as adquirir através de alimentos.

  • Vitamina B12; seu papel no nosso corpo é fazer a manutenção do sistema nervoso, e a formação de glóbulos vermelhos no sangue. Pode ser encontrada em carnes, leite e ovos.
  • Biotina; também conhecida como B7 ou vitamina H; seu papel no nosso corpo e metabolizar os carboidratos. Pode ser encontrada em nozes, amendoim, gema do ovo, cebola e cenoura.
  • Folato; também conhecida coma ácido fólico ou vitamina B9. Seu papel no nosso corpo é ajudar na maturação das hemácias. Pode ser encontrada em peixes, ovos, fígado e lentilhas.
  • Vitamina B6; também conhecida como piridoxina. Ajudar a aumentar os níveis de energia corporal, e melhora a produção de massa muscular. É encontrada em peixes, fígado, batata e frutas.
  • Ácido pantotênico ou B5; sua função é formar as moléculas de coenzima-A, que atua na produção de energia durante o metabolismo. Pode ser encontrada em grãos integrais, ovos, semente de girassol, cogumelos e fígado.
  • Niacina ou B3; essencial para a produção de energia a partir dos alimentos, contribui para o bom funcionamento do sistema cardiovascular é encontrada em peixes, batata doce, pêssego.
  • Riboflavina ou B2; atua como antioxidante prevenindo doenças como o câncer. Encontrada no leite, flocos de aveia, cogumelo, espinafre.
  • Tiamina ou B1; entra na formação de ATP, uma molécula que todas as células do corpo usa como fonte de energia. Encontrada no feijão, lentilha, grão de bico, girassol.

São vitaminas hidrossolúveis, quer dizer que são diluídas na água. Então precisam ser repostas diariamente.

Vitamina D.

É tão importante quanto as vitaminas do complexo B, pois auxiliam de diversas formas positivas no nosso organismo. Aumentando ainda mais o nosso metabolismo.

São essências para o crescimento saudável dos ossos, pois ajudam o organismo a absorve o cálcio, também aumenta a produção de músculos e previne o envelhecimento precoce.

É encontrada em peixes, frutos do mar, gema de ovo e leite. Também pode ser produzida através da exposição aos raios solares.

Minerais que ajudam a acelerar o metabolismo.

Como vimos anteriormente as vitaminas são essências para manter um bom funcionamento do nosso corpo, porém alguns minerais são importes também para manter um equilíbrio no corpo.

  1. Zinco; é importante para o bom funcionamento do nosso corpo, pois a tireoide precisa dele para produzir seu hormônio, cuja função é a de controlar o metabolismo. Pode ser encontrado em alguns grãos e no gergelim.
  1. Selênio; também ajudar a tireoide que cuida do bom funcionamento do metabolismo. Pode ser encontrado em peixes, carne de peru, cogumelos e sementes de girassol.
  1. Ferro; o corpo precisa do dele para pode ter um desenvolvimento saudável, também contribui para o bom funcionamento do metabolismo. Pode ser encontrado em carne, feijão, nozes e arroz integral.
  1. Magnésio; ajuda as reações químicas que produz energia para o nosso corpo. Pode ser encontrado na banana, batata, espinafre e grãos integrais.
  1. Fosforo; ajuda no metabolismo energético e na formação dos dentes e dos ossos. Pode ser encontrado no leite, legumes, carnes.

Como podemos notar os minerais são essências também para manter um bom funcionamento do metabolismo.

Podemos também potencializar o nosso metabolismo através de suplementos, porem você deve consultar um medico antes de começar a usar qualquer substancia.

Algumas vitaminas e minerais já são produzidas em laboratório, podendo ser compradas e adicionadas na dieta, potencializando o metabolismo.

Algumas têm um custo benefício bem baixo, já outras podem ser mais caras. Dependendo de como ela e produzida e onde pode ser encontrada.

A falta de Vitaminas e Minerais pode causar alguma doença?

A resposta é sim, o nosso corpo depende de vitaminas e minerais para ter um bom funcionamento. Além do mais é ótimo para manter a saúde em dias, ajudando a melhorar o bem-estar.

Algumas doenças podem ser causadas ou agravadas pela falta de vitaminas e minerais.

  • Cegueira noturna; causada pela falta de vitamina A.
  • Raquitismo; causada pela falta de vitamina D.
  • Anemia; causada pela falta de vários nutrientes como o ferro, zinco, vitamina B12.
  • Dermatite; causada pela falta de vitamina B6.
  • Deformação óssea; falta de cálcio.

Na maioria das vezes os sintomas são, pele seca com escamação, cansaço, retardo no crescimento de crianças, sono diurno.

Para evitar que essas doenças aconteçam e de estrema importância que você consuma mais alimentos saudáveis, caso ainda aja uma carência deverá procurar um médico.

Ao acelerar nosso metabolismo com o consumo de vitaminas e minerais podemos emagrecer de uma forma rápida e saudável. Utilizando a alimentação e a pratica de exercícios físicos regulares.

Portanto procure manter uma dieta regulada, isso fará com que você emagreça e ainda tenha uma vida saudável. Uma dieta bem executada junto com a pratica de exercícios físicos podem ser uma ótima opção para emagrecer.

Eventualmente um corpo saudável e um corpo cheio de saúde e disposição para enfrentar os desafios do dia-a-dia.

você pode gostar também Mais do autor

Conte para nós, o que achou?

Seu endereço de email não será publicado.

error: todos os direitos reservados!!